Guia do Aluno PPGPROCIDADE

Guia do aluno PPGPROCIDADE

Mestrado:

24 meses de curso.

1º Semestre: Disciplinas obrigatórias.

2º Semestre: Disciplinas obrigatórias e optativas. Qualificação ao fim do semestre.

3º Semestre: Disciplina de formação pedagógica e Trabalho programado.

4º Semestre: Defesa até o 24º mês.

É responsabilidade do discente ler o Regulamento do PPG.

Matrículas:

Novatos: Após a aprovação no processo seletivo, a matrícula é geralmente feita por formulário simples, que é divulgado aos novos discentes do PPG através do site.

Após a matrícula, o aluno deverá criar seu LOGIN ÚNICO aos sistemas UFG. O SIGAA é o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, em que a Coordenação, professores e estudantes interagem em relação a dados de turmas, atividades, notas e frequência. Após entrar no link, clicar na opção "Criar login", seguindo as demais instruções da própria página

Veteranos: A partir do segundo semestre o discente se matricula através do SIGAA. A partir do terceiro semestre deverá se matricular na atividade: “Elaborando Tese/Dissertação” referente ao semestre atual.

Disciplinas:

As disciplinas ofertadas para cada semestre são divulgadas no site, no menu “Informações”, submenu “Oferta de disciplinas”.

As disciplinas obrigatórias serão: A Cidade Como Questão; O Projeto Como Questão; Seminário de Pesquisa; Seminário Avançado de Pesquisa; Disciplina de Formação Pedagógica; e Trabalho Programado.

Deverão ser cumpridos 18 créditos em disciplinas obrigatórias e 4 em disciplinas optativas.

Aproveitamento de Disciplinas:

O aproveitamento máximo será de 02 créditos.

O REQUERIMENTO deverá ser encaminhado acompanhado do histórico acadêmico, ementas e programas das disciplinas cursadas.

Disciplina de Formação Pedagógica (Estágio em Docência):

Atividade obrigatória. 2 créditos.

A carga horária total mínima do estágio docência será de trinta e duas

(32) horas.

O aluno deverá decidir e redigir junto ao orientador e enviar o Plano de Trabalho.

Após a realização do estágio, deverá ser enviado o Relatório Final.

Atividades complementares:

Serão atribuídos 04 créditos.

Durante o período do mestrado, é necessário cumprir pontos em atividades complementares. A tabela de pontuação está atualizada na Normativa Interna 01/2022.

Bolsas:

No caso da existência de cotas disponíveis para bolsas CAPES, são respeitadas as normativas implantadas pela Comissão de Bolsas e Acompanhamento discente do PPGPROCIDADE.

Os discentes poderão concorrer a bolsas ofertadas por entidades externas, é importante ficar de olho nas oportunidades.

Exame de Qualificação:

É necessário integralizar ao menos 50% dos créditos referentes às atividades complementares e 100% dos créditos das disciplinas, exceto a Disciplina de Formação Pedagógica e Trabalho Programado.

Prazo: 12 meses, com prorrogação possível até 14 meses.

É necessário preencher e enviar o REQUERIMENTO 30 dias antes da banca para apreciação da CPG. O requerimento deverá ser aprovado, conferido e assinado pelo orientador.

É necessário também enviar o DOSSIÊ de qualificação.

O orientador deverá abrir processo no SEI, de acordo com as orientações deste link.

Banca de Defesa:

Prazo: 24 meses, prorrogáveis de acordo com circunstâncias apreciadas em reunião de coordenadoria.

30 dias antes da banca, o discente também deverá enviar o arquivo final da dissertação para passar na ferramenta de detecção de plágio. É necessário seguir o tutorial para se inscrever.

O discente deverá enviar cópias para os membros da banca até 20 dias antes da data de realização.

É necessário que o discente envie com ao menos uma semana de antecedência um convite para a banca a ser publicado em nosso Instagram. É necessário seguir as Orientações do PPG.

Requerimento de Diploma

Após a realização da banca de defesa e assinatura dos membros na ata da banca, o aluno deverá seguir as orientações para envio das Teses e Dissertações para publicação na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.

Após isso o aluno deverá enviar para a secretaria cópias coloridas, frente e verso e em formato .pdf dos seguintes documentos:

- RG com CPF ou documento de RG + o documento de CPF (não pode ser carteira CAU ou de motorista);

- Diploma de Graduação assinado por você no campo especificado do diploma;

- Informe também qual foi a língua estrangeira que optou na realização do Processo Seletivo para ingresso no Programa Projeto e Cidade;

- Uma cópia da sua dissertação que enviou à Biblioteca Central;

Caso a secretaria precise de mais algum dado ou documento, entraremos em contato.

disciplinas ppgprocidade l