Principais Projetos de Pesquisa: Processos e tecnologias de projeto e planejamento

En 05/05/21 16:07 Actualizado en 02/01/23 09:48

A Reprodução da Arquitetura e do Urbano.

Coordenador: CAMILO VLADIMIR DE LIMA AMARAL

 

O projeto de pesquisa busca investigar a reprodução das relações sociais mediada pelo espaço produzido pela arquitetura, pelo urbanismo e pelo planejamento. A pesquisa está articulada com a disciplina Projeto Moderno / Projeto Contemporâneo, onde a arquitetura e o urbanismo são estudados em suas diversas relações com os sujeitos, tempo, métodos de interpretação e estruturas resultantes. A disciplina é obrigatória para discentes das duas linhas de pesquisa, pois estes estudos podem ser feitos através de leituras da teoria e da história e, também, das técnicas e processos de projeto. Desta forma, o referido projeto está articulado com as duas linhas de pesquisa do programa.

 

 

 

Constituição de Plataforma de Inovação e Logística em Aparecida de Goiânia, Estado de Goiás.

Coordenador: CRISTIANO FARIAS ALMEIDA

 

O projeto visa poiar a constituição de uma plataforma de inovação de logística em Aparecida de Goiânia, com vistas a impulsionar o processo de clusterização do setor logístico na cidade, a partir da consolidação dos distritos industriais implantados ou a implantar na mesma. Plataformas logísticas destinam-se, mais especificamente, tornar as operações logísticas (transporte, armazenamento, agregação de valor, distribuição etc.) mais eficientes. Para isso, a proximidade geográfica dos serviços e, sobretudo, a presença de múltiplos modos de transporte são condições imprescindíveis para o sucesso dos clusters logísticos.  Essa pesquisa está articulada à disciplina “Tópicos Especiais em Planejamento”, onde é possível destacar as alterações de uso do solo e fluxo de deslocamento, assim como a articulação do setor produtivo no contexto de implantação de uma plataforma logística na cidade de Aparecida.

 

Desenvolvimento de Rede Logística Multimodal para o Transporte de Soja: o Caso do Projeto Arco Norte no Estado do Pará

Coordenador: Cristiano farias Almeida

O projeto de pesquisa em questão pretende desenvolver modelagem dos processos logísticos da cadeia produtiva de soja, onde estão contidos os portos e vias contidos no projeto ARCO NORTE, particularmente, na região Oeste do Pará, com a formalização de arranjos de redes de transporte intermodais, objetivando a melhor compreensão do dimensionamento das variáveis que impactam a eficiência do sistema, nomeadamente, na redução de custos e tempo de viagem. Para tal, empregará técnica de simulação de redes, frente à cenários econômicos e de desenvolvimento humano na região, testando modelos matemáticos quanto à aderência a realidade envolvida e, por fim definindo os investimentos de infraestrutura e transportes necessários para viabilizar a rede logística intermodal. Como contribuição científica geral, no modelo a desenvolver, a caracterização adequada da estrutura de rede e respectivos custos e de criação de valor dos processos de transporte em estudo poderão constituir-se elementos de referência para futuros trabalhos aplicados, mais sofisticados, de otimização dos recursos envolvidos e de suporte à tomada de decisão.

 

 

 

Mobilidade, transporte e acessibilidade nos contextos urbano e metropolitano;

 

Estrutura espacial urbana: o desafio do equilíbrio da rede de centralidades.

Coordenador: ÉRIKA CRISTINE KNEIB

 

Os projetos são relacionados ao planejamento urbano, abordando ainda planos, processos e estratégias de projeto adotados nas diversas escalas, com foco na mobilidade urbana e na estruturação espacial do território. Os projetos relacionam-se às disciplinas Cidade, planejamento, projeto e impactos e Tópicos especiais em planejamento.

 

Desafios, processos e relações na cidade e na metrópole contemporânea

Coordenador: ÉRIKA CRISTINE KNEIB

 

As cidades se transformam dia a dia. Essas transformações geram grandes consequências, seja no nível local, seja no global. Questões ligadas à suburbanização, ao espraiamento urbano, ao comprometimento ambiental, às dificuldades de deslocamento, de gestão e de provisão de infraestrutura para atender às necessidades urbanas já foram e têm sido amplamente investigadas. Contudo, os desafios das cidades merecem ainda muita atenção, já que esse objeto é, além de complexo, modificado dia após dia. Se não bastassem os desafios e complexidades inerentes a uma única cidade, é fato que muitas delas se aglomeram, conurbam e passam a funcionar ou demandar um funcionamento em rede, constituindo as regiões metropolitanas. A partir do contexto sumariamente apresentado, a presente proposta de pesquisa tem como questões precípuas de investigação: Quais são as características socioespaciais da metrópole e da sua região? Quais são os processos, relações e impactos relacionados à metrópole e sua região metropolitana? Como construir e consolidar um processo de planejamento e gestão urbano e metropolitano? Quais as diferenças e similaridades podem ser observadas em estudos comparativos dos processos de formação, planejamento e gestão de diferentes regiões metropolitanas no Brasil e no Mundo?  No contexto da linha de pesquisa processos e tecnologias de projeto e planejamento, este projeto tem como objetivo geral investigar a cidade contemporânea, com ênfase na metrópole e nas cidades por ela impactadas, suas articulações e relações, no contexto brasileiro e internacional, assim como seus processos e características, com evidência na questão socioespacial. A mobilidade e a acessibilidade nas escalas urbana e metropolitana ganham relevância neste contexto de pesquisa. O arcabouço teórico, conceitual e aplicado relativo ao planejamento urbano e metropolitano , aos sistemas de informação geográfica e análise espacial, à teoria geral dos sistemas e pensamento sistêmico conformam as principais referências, ferramentas e análises utilizadas.

 

 

 

Reflexões sobre processos de projeto;

 

Processos de criação e fabricação digital

Coordenador: FÁBIO FERREIRA DE LIMA

 

O projeto de pesquisa cadastrado “Reflexões sobre processos de projeto” busca compreender as estratégias projetuais que envolvem aspectos da criação, planejamento e gestão, nas situações de enfrentamento dos problemas, no modo como são desenvolvidas para responder às demandas da sociedade. Essa pesquisa está articulada à disciplina “Tópicos Especiais em Processos de Projeto”, onde há o estudo dos princípios e fundamentos da metodologia de projeto; a identificação dos percursos e métodos empregados na elaboração do edifício; a análise das relações formais, funcionais, conceituais e metodológicas da organização e construção do espaço arquitetônico e suas relações com as teorias da arquitetura.

 

 

 

Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental na Região Metropolitana de Goiânia;

 

Conforto térmico, eficiência energética e quantificação de emissões de CO2 no ambiente construído goiano.

Coordenador: KARLA EMMANUELA RIBEIRO HORA

 

O projeto de pesquisa cadastrado “Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental na Região Metropolitana de Goiânia” envolve a proposição de diretrizes para o Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia envolvendo aspectos de uso e ocupação do solo que impactam na sobre recursos hídricos e saneamento, portanto insere-se na temática de planejamento urbano e relaciona-se com a disciplina “CIDADE, PLANEJAMENTO, PROJETO E IMPACTOS”. O projeto “Conforto térmico, eficiência energética e quantificação de emissões de CO2 no ambiente construído goiano” envolve a proposição de estratégias e avaliação de conforto e eficiência energética na escala do edifício. Mantém relação com a disciplina “CIDADE, PLANEJAMENTO, PROJETO E IMPACTOS”, uma vez que a inserção do edifício na escala urbana inflencia suas condições de conforto e com as disciplinas de “Tópicos Especiais em TECNOLOGIAS DE PROJETO” considerando a análise do edifício. O projeto “Planos de recursos hídricos das unidades de planejamento e gestão de recursos hídricos afluentes ao Rio Paranaíba do estado de Goiás” envolve a proposição de diretrizes de uso do solo que mantém rebatimento no Plano Diretor Municipal portanto insere-se na temática de planejamento urbano e relaciona-se com a disciplina “CIDADE, PLANEJAMENTO, PROJETO E IMPACTOS”.

 

Sustentabilidade urbana ambiental desafios e perspectivas contemporâneas

Coordenador: KARLA EMMANUELA RIBEIRO HORA

 

A busca pela sustentabilidade urbana segue sendo um desafio das primeiras décadas do século XXI, principalmente em países periféricos. Num contexto de grandes crises: ambiental, política, social e econômica apontar caminhos para a sustentabilidade urbana significa encontrar um labirinto emaranhado de desafios. A crise ambiental já é percebida na escala urbana. Sem alternativa de melhores locais na cidade, os grupos sociais vulneráveis ocupam as áreas menos valorizadas, por conseguinte, com menor infraestrutura e, por vezes, com maior vulnerabilidade ambiental. Esse cenário é visto na Região Metropolitana de Goiânia. Considerando o contexto enunciado, o projeto “SUSTENTABILIDADE URBANA AMBIENTAL DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS” tem por objetivo geral produzir conhecimento acerca das construções teóricas e soluções destinadas à sustentabilidade urbana-ambiental aplicada às cidades localizadas no Cerrado Brasileiro, com ênfase, na Região Metropolitana de Goiânia sob uma perspectiva de justiça socioambiental. Esta pesquisa dialoga com as disciplinas: CIDADE, PLANEJAMENTO, PROJETO E IMPACTOS; CIDADE COMO QUESTÃO; TÓPICOS ESPECIAIS DE PLANEJAMENTO

                                                                                

 

ANÁLISE E INDICADORES DE GOVERNANÇA, INSTRUMENTOS DE

POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO URBANO INTEGRADO, PAISAGEM E

SUSTENTABILIDADE: os aglomerados urbanos e metropolitanos de Brasília/DF,

Goiânia/GO, Curitiba/PR e Belo Horizonte/MG, Lima (PE), Buenos Aires (AR),

Montevidéu (UR), Santiago (CH), Bogotá (CO), Lisboa (PO) E Madrid (ES).

Coordenador: Luana Miranda Esper Kallas

 

Esta pesquisa visa analisar os instrumentos de política urbana e de desenvolvimento urbano integrado construindo um sistema de indicadores, abrangendo sua governança, além de estudar a paisagem e a sustentabilidade, portanto envolvendo três grandes temas da área da Arquitetura e Urbanismo, a saber: o Planejamento urbano, regional e metropolitano; a Paisagem urbana; e a Sustentabilidade. A metodologia de estudo desta pesquisa utiliza procedimentos quantitativos e qualitativos, com especificidades em cada tema. No planejamento há uma necessidade de contínuo controle social para aplicação da legislação em vigor; Na Paisagem urbana, o resgate e valorização do patrimônio são necessários para resgatar antigas formas de representação, como a utilização de nova representação, como a fotogrametria de baixo custo; e na Sustentabilidade, a utilização de recursos para a adaptação climática, para cidades mais resilientes. Os estudos têm como ponto de partida as cidades dos países ibéricos e ibero-americanos, a saber: Brasília/DF, Goiânia/GO, Curitiba/PR e Belo Horizonte/MG no Brasil, Lima (Peru), Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai) e Bogotá (Colômbia) na América do Sul e Madrid (Espanha) e Lisboa (Portugal), na Península Ibérica. Os temas demonstraram a necessidade de um contínuo processo de controle social voltado para o Planejamento; na Paisagem Urbana, os estudos documentam, resgatam e valorizam o patrimônio cultural; e a Sustentabilidade, aponta alternativas para a adaptação climática global de forma local, incorporando o Pacto Glocal. Além disso, os estudos também demonstram a tangências de um tema no outro. Os estudos são contínuos demonstrando ainda que são temas em constante atualização.

 

INFOCity: Planejamento, Monitoramento e Simulação com foco na adaptação urbana climática.

Coordenador: Prof. Dr. PEDRO HENRIQUE GONÇALVES

As mudanças climáticas formulam o maior desafio a ser enfrentado nessa era de desenvolvimento humano, com impactos sucessivos e encadeados que afetam tanto a produção de alimentos, como também eventos mais drásticos, como o aumento do nível do mar. No Brasil, frente a este cenário, a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) aponta para a necessidade de fomentar informações com o intuito de subsidiar o Planejamento Urbano responsivo às demandas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O objetivo geral da pesquisa é contribuir com a construção de indicadores referentes às mudanças climáticas em meios urbanos para a construção de políticas públicas dentro da temática subsidiadas com o uso de simulações computacionais e tecnologias inovadoras, etc.

 

Modelagem da Informação da Construção e Internet das Coisas aplicadas à Gestão do Patrimônio Arquitetônico

Coordenador: Prof. Dr. PEDRO HENRIQUE GONÇALVES

 

Este projeto tem como intenção atuar no setor do patrimônio edificado a partir de medições e levantamentos de construções, que serão estudadas a partir de aferições diretas, uso de Laser Escaner Terrestre (TLS), modelagem e monitoramento das edificações através da metodologia da Internet das Coisas (IoT). O estudo estará integrado em um modelo de informação da construção (BIM) dos edifícios analisados, permitindo o registro de diagnósticos de conservação, monitoramento remoto e gerenciamento de forma centralizada das ações de manutenção da edificação.