Apresentação

Secretários: Rafael Argôlo

Ruiter Resende

Apresentação

O Programa de Pós Graduação Projeto e Cidade, nível mestrado, integra a  área de concentração da Capes Projeto, Teoria, História e Crítica e trabalha com duas linhas de pesquisa: i) história e teoria da arquitetura e da cidade; e ii) processos e tecnologias de projeto e planejamento.

Este Programa destina-se ao aperfeiçoamento de docentes, pesquisadores e profissionais, nas áreas de interesse para o desenvolvimento do País, através de estudos avançados e pesquisa em arquitetura, urbanismo e áreas correlatas, cujo foco seja o projeto e a cidade.

O Programa iniciou suas atividades em 2013.  Entre 2013 e 2019 titulou 53 mestres. Em 2020 são 41 discentes, divididos em 3 turmas. Seu corpo docente conta com 12 professores permanentes e 03 professores colaboradores.

Histórico e contexto

Neste início do século XXI, observa-se que o crescimento da Região Centro-Oeste contempla uma mudança na estrutura econômica regional, com importantes modificações estruturais na economia, na sociedade e na cultura locais, modificando também, rapidamente, os parâmetros de crescimento urbano na região.

É neste contexto de transformações físicas e estruturais da região, que o Programa de Pós Graduação em Projeto e Cidade - PPGPC, nível mestrado,  foi proposto. A proposta para sua criação teve origem na implantação do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Goiás, que iniciou suas atividades em 2009 participando do projeto de expansão das IFES propiciado pelo REUni, que possibilitou a ampliação da rede pública de ensino universitário a partir de programas específicos de fomento. Este momento mostrou-se propício à criação de um curso público de qualidade, aproveitando as mudanças introduzidas no contexto urbano das principais cidades de Goiás e da Região Centro-Oeste.

A partir do início de suas atividades em 2013, devido à natureza e a abrangência do Programa, já nos seus primeiros anos foi possível notar que o mesmo contribuiu para enriquecer a diversidade da pós-graduação oferecida pela UFG, neste panorama em que a instituição reforça, junto à sociedade, sua função de universidade pública e gratuita, contemplando importantes áreas de conhecimento e com um sentido de abrangência, a princípio, regional.

Missão

Produzir e difundir o conhecimento sobre o projeto, a cidade e as maneiras de atuar sobre ela, formando profissionais e cidadãos críticos e criativos, capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade.

Visão

Excelência na área de projeto e cidade. Referência na região Centro Oeste, fortalecendo conexões com redes de pesquisa nacionais e internacionais.

Objetivos

Formar pesquisadores e profissionais com domínio técnico e científico, que sejam capazes de transitar na esfera teórica e crítica, permeada pela reflexão e apoiada em bases criativas.
Promover pesquisas interdisciplinares e abrangentes estimulando a geração, inovação e difusão de conhecimentos relacionados ao projeto e à cidade
Aperfeiçoar pesquisadores, docentes e profissionais, nas áreas de interesse para o desenvolvimento da sociedade, através de estudos avançados e pesquisa em projeto, teoria, história e crítica da arquitetura e da cidade.

Interdisciplinaridade do conhecimento crítico e científico;
Formação e atuação de excelência;
Geração, inovação e difusão de conhecimento;
Pesquisa ética e colaborativa;
Transparência e comprometimento institucional;
Inserção e responsabilidade social.