Áreas de atuação

Em 27/06/16 16:42 Atualizada em 27/06/16 16:42

O curso visa atender a duas áreas de atuação profissional: projeto e teoria e história da arquitetura e do urbanismo. Entende-se aqui o projeto como representação da ideia arquitetural e objeto da reflexão teórico-prática. Apreende-se o projeto dos edifícios isoladamente, bem como da paisagem urbana e rural em que ele se insere, tecendo uma interlocução entre a arquitetura, a cidade e a região. Considera-se focar suas características mais intrínsecas, como as escolhas teórico-conceituais e metodológicas para sua formulação, que definem suas possibilidades plásticas, funcionais, tectônicas e semiológicas. Também interessam os estudos ergonômicos, proxêmicos e as várias possibilidades de tratamento dos ambientes internos, assim como a formulação e detalhamento dos objetos que os compõem.

A proposição de tais linhas de pesquisa coaduna com os objetivos do curso em criar ações diferenciais no âmbito da Arquitetura e Urbanismo na região em que se insere. A citada importância da região Centro-Oeste, frente à conjuntura nacional, impele às reflexões no campo da Arquitetura e Urbanismo, pouco expressivas no único programa de pós-graduação existente, pertencente à Universidade de Brasília. O curso, aqui apresentado, visa romper com essa hegemonia, criando um polo que seja dinâmico e criativo o suficiente para empreender estudos e pesquisas acerca da região, capazes de interagir endógena ou exogenamente.

Enfim, a contemporaneidade desta proposta imbrica-se com as circunstâncias locais e regionais, corroborando ainda notória relação de interdependência entre ambas. Outrora fronteira, a região Centro-Oeste está em processo de crescimento e transformação e as linhas de pesquisa deste curso a elas se alinham, uma vez que inovam ao integrar a teoria, a história e o projeto de modo a gerar um conhecimento teórico-prático de suma importância para a produção arquitetônica e urbanística desta região.