III CICLO DE PALESTRAS - PROF. VALÉRIO - CARTAZ

III CICLO DE PENSARES: Pensando o Projeto, Pensando a Cidade

Já está programada a palestra do Ciclo de Pensares para o mês de setembro de 2017.

No dia 13/09/2017, às 10:00, no auditório da FAV, Campus II, acontecerá a palestra "O DESENHO DA CIDADE: FRAGMENTOS, ESTILHAÇOS E COSTURAS NA ESTRUTURA ESPACIAL DOS NÚCLEOS URBANOS BRASILEIROS" ministrada pelo Prof. Dr. Valério Augusto Soares de Medeiros, da Universidade de Brasília.

A palestra apresentará um panorama do desenvolvimento urbano das cidades brasileiras a partir da análise da estrutura espacial dos assentamentos. Serão explorados estudos de caso para discutir a questão do desenho urbano no Brasil e os efeitos sobre a vitalidade nas cidades. Os resultados se associam às pesquisas em desenvolvimento no Laboratório de Configuração Arquitetônica da FAU/UnB.

O Prof. Dr. Valério é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Natal, 2001) e doutor pelo Programa de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (PPG/FAU/UnB, Brasília, 2006), com período de estágio na University College London (UCL, Londres, 2006). Em 2012 realizou atividades de pós-doutorado no Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (ICIST/IST/UTL). Desde 2004 é Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Unieuro (Brasília) e Analista Legislativo (Arquiteto) da Câmara dos Deputados do Brasil. Em 2008 foi agregado ao PPG/FAU/UnB na condição de Pesquisador Colaborador Pleno e Professor. Artigos derivados do seu trabalho final de graduação foram premiados no Space Syntax Summer Exhibition (UCL, Londres) e no Prêmio GISBRASIL de Incentivo (UFPR, Curitiba). Sua tese “(Urbis Brasiliae: o Labirinto das Cidades Brasileiras”) recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses (2007), foi publicada pela Editora da Universidade de Brasília (2013) e recebeu Menção Honrosa no 56º. Prêmio Jabuti (Categoria Arquitetura e Urbanismo) (2014). É pesquisador do Centro de Formação da Câmara dos Deputados e do grupo DIMPU/UnB (Dimensões Morfológicas do Processo de Urbanização), vinculado ao Laboratório de Configuração Arquitetônica. Tem desenvolvido investigações que abordam prioritariamente os temas configuração e morfologia das cidades (brasileira e portuguesa), mobilidade urbana e sintaxe espacial.

Esta palestra integra o III Ciclo de Pensares do Programa de Pós-Graduação em Projeto e Cidade.

Categorias: NOTÍCIAS