instrumentosa

Instrumentos de uso do solo

Data: 28 de julho de 2021 - Horário: 19h às 20h30 - Youtube UFG

Todos nós queremos uma cidade que seja inclusiva, com vivacidade humana, cuidado com o meio ambiente e que nos proporcione qualidade de vida. Mas é possível garantir essa qualidade de vida para todos e todas com justiça socioespacial e respeito à diversidade? Para discutir esse tema e propor soluções para a cidade, estamos debatendo a importância dos instrumentos de planejamento urbano.

Apesar de muitos instrumentos serem técnicos e necessitarem de uma compreensão mais aprofundada, há alguns que estão mais diretamente relacionados ao dia a dia do cidadão e precisam ser conhecidos por toda a sociedade. É o exemplo dos instrumentos de uso e ocupação do solo. Eles podem ser entendidos como um conjunto de regras que devem ser aplicadas às construções para controlar a forma de ocupar os terrenos na cidade. Dentre esses instrumentos estão os parâmetros urbanísticos, como afastamentos, altura da edificação, taxa de ocupação, índice de aproveitamento, índice de permeabilidade, dentre outros. Esses parâmetros são pensados para garantir que o espaço urbano seja ocupado de uma forma adequada.

O projeto Cidade para Todes está mobilizando as comunidades, os diferentes setores e esferas da sociedade, para discutir a importância desses instrumentos para a cidade e para a vida de todos, na live - Instrumentos de uso do solo, junto com o professor Benny Schvarsberg e a arquiteta Germana Arantes.

Venha participar conosco e ajudar a construir uma cidade sustentável e inclusiva!

Será transmitido pelo Youtube Canal da UFG Oficial, quarta-feira dia 28 de julho, com início às 19 horas: ​​https://www.youtube.com/watch?v=BMU72j3IdQw.

Inscrições para certificado:
https://www.sympla.com.br/live----instrumentos-de-uso-do-solo__1285734

Categorias: Notícias Noticias