3margem

29/11 - A Terceira Margem da Cidade

margem

Sexta-feira: 29/11 às 15:00 hrs.
Auditório da Faculdade de Artes Visuais
Campus Samambaia - UFG

O Ciclo de Palestras do Programa de Pós-graduação Projeto e Cidade convida para a mesa-redonda com participação de Joyce Oliveira e Eguimar Chaveiro, com mediação de Thiago Costa.

Na ocasião haverá também o lançamento da publicação Entrópicos (Ed. Trilhas Urbanas, 2019), livro de Cacá Fonseca e Pedro Britto.

::: A Terceira Margem da Cidade
Afirmando a transdisciplinaridade na base dos estudos urbanos, a mesa-redonda traz o olhar geográfico ao encontro da perspectiva arquitetônica. Considerando a multidimensionalidade do espaço, seus entre-lugares e suas subjetividades e motivando uma conversação sobre diversas dinâmicas (espaciais, existenciais, cidadãs, literárias, antropológicas, etc.) em cidades e sertões.

* Joyce Oliveira é professora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE/UFG. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros. Mestre e Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolve projetos na área de educação, cultura popular, e geografia cultural.

* Eguimar Chaveiro é Prof. do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA-UFG). Possui Graduação em Geografia pela Pontífice Universidade Católica de Goiás (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1996), Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2001) e Pós-Doutorado em Saúde do Trabalhador pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ). É Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Espaço, Sujeito e Existência "Dona Alzira".

* Thiago Costa é pesquisador de pós-doutorado no PPG Projeto e Cidade com apoio de bolsa DocFix (FAPEG/CAPES). Geógrafo e artista, doutor em Arquitetura e Urbanismo (USP).

*** Entrópicos é uma publicação que reúne diversos trabalhos realizados pelo grupo de pesquisas Entrópicos, coordenado pela Prof. Dra. Cacá Fonseca e pelo Prof. Dr. Pedro Britto , ambos da Faculdade de Artes Visuais. Investindo em metodologias experimentais para compreender os processos urbanos contemporâneos, o livro apresenta uma série de pesquisas que dialogam com as artes performativas e com o espaço público, colocando em pauta alguns exemplos de pesquisa-criação no campo dos estudos urbanos.

* Crédito da Imagem: Diáspora (2018) de Hariel Revignet, arquiteta-urbanista recém-formada pela FAV-UFG.

Apoio: Ciclo de Palestras, PPG Projeto e Cidade, FAPEG, CAPES, COMEPO, FarOffAr

Categorias: NOTÍCIAS