Como participar do PPGPROCIDADE

Em 09/09/21 10:03 Atualizada em 24/03/22 10:16

tutoppg

Todo ano o Programa de Pós Graduação em Projeto e cidade abre vagas para seleção em mestrado.

Para estar preparado para o processo seletivo é fundamental estar em dia com os documentos necessários para se inscrever:

Documento de comprovação de língua estrangeira:

É muito importante que os interessados em participar de nossos processos seletivos estejam em dia com seu certificado de suficiência em língua estrangeira. Os certificados de língua estrangeira devem ser adquiridos com antecedência com as instituições aceitas por nossos editais, segue a lista do nosso último edital:

• i) Língua inglesa, certificado do Test of English as Foreign Language – TOEFL (mínimo de 16 pontos na parte de leitura - Reading no TOEFL IBT; mínimo de 47 pontos na parte de leitura - Reading no TOEFL ITP, cuja pontuação varia de 31 a 67); ou do International English Language Test – IELTS (acadêmico, nota mínima 6,0 na parte de leitura - reading);
  • ii) Língua francesa, certificado da Aliança Francesa, nível mínimo B2;
  • iii) Língua espanhola, Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira – DELE do Instituto Cervantes, nível mínimo B1;
  • iv) Serão aceitos, também, os certificados de suficiência em língua estrangeira emitidos pelo Centro de Avaliação de Suficiência em Língua Estrangeira (CASLE), da Faculdade de Letras da UFG, ou outros Certificados de Suficiência ou Proficiência em Línguas Estrangeiras fornecidos por Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística de Universidades Federais no Brasil, com mesmo tempo de validade, nos últimos cincos anos, incluindo-se, além do inglês, francês e espanhol, as línguas italiano e alemão;

Projeto de Pesquisa:

O candidato deve desenvolver uma proposta para a sua dissertação. Ler as instruções do edital anterior serve de grande ajuda neste passo.

Documentos pessoais:

Os documentos pessoais exigidos para participar dos processos seletivos são:

• Cópia do documento de identidade e do CPF;
  • Cópia do comprovante de serviço militar;
  • Cópias do Diploma e do Histórico da Graduação;
  • Foto 3x4.

Currículo Lattes:

Outro passo importante que não deve ser deixado para última hora é manter o currículo Lattes sempre atualizado. O edital geralmente cobra a impressão deste para analise e avaliação da banca.

Avaliação:

Os candidatos são avaliados no processo seletivo através de algumas etapas que podem variar de acordo com o edital. Geralmente são incluídas: exame oral, prova de conhecimento específico, além da avaliação do currículo e do projeto de pesquisa.

Algumas informações sobre o curso:

O mestrado tem duração de até 24 meses.

Os docentes do PPG se dividem em 2 linhas de pesquisa, é importante saber se seu projeto de pesquisa se adequa aos docentes e sugerir qual deles você tem mais afinidade para sua orientação.

Vale reforçar que o único custo financeiro cobrado é o da taxa de inscrição para o processo seletivo.