Weby shortcut

Disciplinas e Ementas

Atualizado em 11/07/18 11:20.

DISCIPLINAS DE NÚCLEO COMUM

SEMINÁRIO DE PESQUISA: Procedimentos de pesquisa em arquitetura e urbanismo, revisão, apresentação e discussão do projeto de pesquisa (04 créditos).

PROJETO MODERNO/PROJETO CONTEMPORÂNEO: Estudo da arquitetura e do urbanismo como interpretação do objeto criativo em relação a diversas concepções do sujeito e do tempo. Os métodos de interpretação, procedimentos criativos e estruturas internas resultantes, diante das lógicas, posturas e sistemas de pensamento nos séculos XX e XXI (04 créditos).

A CIDADE COMO QUESTÃO: Estudo da cidade a partir de sua relação com a cultura, entendendo-a como campo de observação e investigação, numa aproximação entre o urbanismo, a arquitetura, a história e a antropologia, considerando as práticas espaciais, a formação da paisagem, a identidade, o imaginário, a memória e as imagens construídas (04 créditos).

SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA: Seminário de apresentação e discussão dos resultados parciais das pesquisas dos mestrandos e preparação para a qualificação (02 créditos).

 

DISCIPLINAS ELETIVAS (02 Créditos)

CIDADE, PLANEJAMENTO, PROJETO E IMPACTOS: Estudo da cidade a partir de sua relação com os sistemas e variáveis que a compõe, numa abordagem que possibilite investigar os elementos presentes, refletir e planejar suas relações futuras, num enfoque que engloba o uso e ocupação do solo, a mobilidade urbana, as infraestruturas, as redes urbanas e os instrumentos de gestão.

CULTURA DO HABITAR: DESIGN E SENSORIALIDADE: A autonomia do design de interiores como metáfora de uma nova modernidade. Os novos ambientes como lugar de hibridação entre espaço e objeto. O design da flexibilidade no projeto do habitar: objetos inteligentes e ambientes inteligentes. A revolução sensorial no design e na arquitetura: novos lugares de produção e consumo da cultura contemporânea. Projetar a sensorialidade: a dimensão expressiva dos novos ambientes sensoriais. Objetos inteligentes e ambientes inteligentes. Estética da personalização e da recontextualização: o design como motor de inovação de sistema. Análise das microtendências contemporâneas.

CASA/ ABORDAGENS MÚLTIPLAS: Estudo da casa compreendendo-a histórica e teoricamente como manifestação cultural. Reflexões sobre a cultura de morar e o projeto da casa moderna e contemporânea.

ARQUITETURA DA PAISAGEM/ REPENSANDO A CIDADE: Estudo do projeto da paisagem urbana como interação entre o lugar e seu tempo. Projetos de novas paisagens em diferentes escalas, relacionando objetos, lugares e contingências sociais, conectando territórios, sem distinção entre centro e periferia, investigando os espaços abertos, os fragmentos de lugares e os interstícios urbanos. A cidade compreendida como uma rede interativa ou sistema de comunicação.

HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL: A relação íntima entre memória, identidade e patrimônio histórico e cultural será perscrutada, para que se tente compreender os conflitos resultantes dela. Disputas de identidades, conflitos em torno da memória, reivindicações por reconhecimento, tudo isso gira em torno do patrimônio cultural, e para compreendê-los, serão analisados conceitos como memória coletiva, identidade social e cultura.

Tópicos Especiais EM HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA E DA CIDADE 1: PROCESSOS E PROJETO: Estudo dos princípios e fundamentos da metodologia de projeto. Interpretação arquitetônica e sua correspondência com o processo de projeto, identificando os percursos e métodos empregados na elaboração do edifício. Análise das relações formais, funcionais, conceituais e metodológicas da organização e construção do espaço arquitetônico e suas relações com as teorias da arquitetura.

Tópicos Especiais em PROCESSOS E TECNOLOGIAS DE PROJETO E PLANEJAMENTO 1: Tecnologia da Construção: Abordagem sobre o Projeto para Produção; Métodos, Processos e Sistemas Construtivos; Diretrizes para o Processo de projeto; Tecnologias Construtivas Racionalizadas; A Qualidade de Projeto na Construção Civil; A Sustentabilidade na Construção Civil.

Tópicos Especiais em PROCESSOS E TECNOLOGIAS DE PROJETO E PLANEJAMENTO 2: Estrutura Regional - Rede e Sistemas: Estudo da cidade a partir de sua relação com os sistemas e variáveis que a compõe, numa abordagem que possibilite investigar os elementos presentes, refletir e planejar suas relações futuras, num enfoque que engloba o uso e ocupação do solo, a estrutura espacial urbana, teoria geral dos sistemas aplicada ao transporte, as redes transportes.

Tópicos Especiais em PROCESSOS E TECNOLOGIAS DE PROJETO E PLANEJAMENTO 3: MOBILIDADE URBANA E METROPOLITANA: Estudo da dinâmica urbana e metropolitana. Conceitos, definições, relações e aspectos fundamentais da mobilidade e acessibilidade, nas suas diversas escalas, com um enfoque que engloba a relação entre os sistemas de transporte, a estrutura espacial urbana, o uso e ocupação do solo e o processo de planejamento.

Tópicos Especiais em PROCESSOS E TECNOLOGIAS DE PROJETO E PLANEJAMENTO 4: SUSTENTABILIDADE DO AMBIENTE CONSTRUÍDO: Conceitos e teorias relacionadas à sustentabilidade do ambiente construído com enfoque na busca por materiais e tecnologias renováveis que permitam uma vida com qualidade às gerações futuras e preservação dos recursos naturais, incluindo dentre outros a recuperação e reutilização de edificações, conservação de energia e preservação de recursos hídricos, considerando-se as características de cada contexto sócio-econômico, cultural e ambiental. Indicadores de sustentabilidade e metodologias para avaliação ambiental. Apresentação e discussão de casos de referencia.

Tópicos Especiais em PROCESSOS E TECNOLOGIAS DE PROJETO E PLANEJAMENTO 5: PROJETOS DIGITAIS DA ARQUITETURA E URBANISMO: As imagens técnicas e a expressão plástica dos processos informacionais. O espaço virtual, a simulação do lugar, a invenção de linguagens e a produção digital da arquitetura e urbanismo. Topologias complexas, fluidas, morfogêneses e algoritmos utilizados na concepção espacial. A evolução, crise e ruptura provocada pelos modelos digitais.

Tópicos Especiais em PROCESSOS E TECNOLOGIAS DE PROJETO E PLANEJAMENTO 6: CONFORTO AMBIENTAL E EFICIÊNCIA ENERGÉTICAConcepção do projeto com enfoque no conforto ambiental e eficiência energética. Aplicação de ferramentas para avaliação de desempenho e conforto: estudo de clima, índices de conforto e percepção humana, critérios de implantação, geometria solar, ventilação, escolha de materiais, tratamento da envoltória e do entorno das edificações. Legislações brasileiras. O PROCEL. Avaliação de eficiência energética no projeto. Método de cálculo da eficiência, sistemas de iluminação, sistemas de condicionamento de ar, envoltória. Introdução à Simulação.

Listar Todas Voltar